Das observações e acompanhamentos das dúvidas dos alunos partimos para coleta dos questionamentos realizados por eles e entre eles, com o objetivo de elaborar o plano de ação.
Fizemos observação durante duas semanas,ou seja, o intuito era oportunizar para a turma todo o ciclo da lagarta até o nascimento de borboletas em sala de aula, a fim de elaborar mais dúvidas e certezas junto com eles.
CERTEZAS:
Todo bicho cabeludo queima;
As lagartas não fazem mal, são as pessoas que vão mexer com ela, e ela, só se defende.
As lagartas nascem de ovinhos;
As borboletas morrem, vai par o céu.
DÚVIDAS:
As borboletas se alimentam pelas patinhas;
O que a lagarta e a borboleta come?
Porque as borboletas morrem?
Porque a lagarta fica pendurada de cabeça para baixo na árvore?
Quanto tempo vai demorar para a borboleta sair de dentro dessa bolsinha professora?
Para onde vão as borboletas, profê?
No percurso das duas semanas de observação surgiu um novidade inesperada para todo o grupo. O aparecimento de larvas amarelas envolvendo toda uma lagarta. A turma fica curiosa com o fato e me questionou, naquele momento não sabia do que se tratava. Certamente irei pesquisar e será mencionado no plano de ação.
0 comentários:
Postar um comentário